Competição Vs Iniciação

Como deve ser trabalhado ou tratado o esporte para crianças e adolescentes na iniciação?
Uma grande discussão existe, a separação da competição na iniciação esportiva. Para alguns a competição quando não obtém um resultado positivo pode trazer trauma e ser um fator desmotivador, para outros a competição é algo implícito no ser humano, é natural e esta presente no dia à dia.
Cada pensador ou docente tem e defende seu argumento, o correto seria nós educadores esportivos pensarmos sempre de maneira aberta, possibilitando um trabalho lúdico, competitivo, técnico, tático entre outros no momento certo.
Se pensarmos de maneira aberta podemos afirmar que o principal trabalho esportivo não se inicia nas escolinhas ou centro de formação sendo eles competitivos ou não, mais se inicia no ambiente escolar, nas aulas de educação física onde o aluno tem seu primeiro contato com o esporte, com o ganhar e perder, com regras e limitações físicas. Mais abriremos uma outra discussão, o "esporte na escola" e "esporte da escola".
Pode parecer engraçado mais é assim para melhorar algo temos que discutir e a discussão gera outra discussão, que abre outras formas de pensar e analisar.
A competição existe dentro da iniciação?
Essa é uma pergunta que cada professor terá sua resposta do seu ponto de vista, um ponto importante é que sem a iniciação a competição não existiria, creio que Cesar Cielo, tenho feito escolinha com atividades ludicas, que Ronaldinho Gaúcho realizou trabalhos cooperativos quando criança. Mais em que momento a competição o ganhar e perder entrou na vida esportiva?
Como saber de que maneira inserir a competição?
Até que ponto a competição não prejudica a vida social do aluno?
Resposta para essas perguntas existem varias, basta saber qual é a carreta !



Nenhum comentário:

Postar um comentário