APRENDENDO COM OUTRAS MODALIDADES


Parece algo lógico, alguns autores defendem a aprendizagem na sua fase inicial como padrão, trabalhar parte motora em seu desenvolvimento pleno, não profissionalizar ou especificar a criança ou adolescente. Mais quando nos referimos a aprender com outra modalidade, podemos ressaltar a técnica, tática, dinâmica, e até obediência ou podemos falar respeito.
Todas as modalidades tem seu lado positivo, podemos destacar, a tática do futebol americano, o respeito a regra do fresbee, a concentração do xadrez. Tudo isso misturado no basquetebol, seria perfeito, podemos citar ainda as eficiências, disposições, capacidades de alguns atletas, personagens como: Garry Kasparov, Andre Agassi, Messi ou Slowomir Szmal, alguns nomes desconhecidos porém atletas que são considerados estrelas em suas modalidades. Temos também bons nomes no basquetebol dos mais famosos como Michael Jordan, Oscar Shimdt até nomes desconhecidos mais que fizeram histórias, como Wlamir Marques, bi campeão mundial pelo Brasil.
O que podemos trazer para nossa modalidade? Uma pergunta interessante, que é bem simples responder, basta nos dedicarmos um pouco em analisar, observar e entender um pouco as demais modalidades. Todos querem alguns aspectos para sua modalidade, saltar a mesma altura do jogador de vôlei, ser veloz como corredor, ler o jogo como um atleta de xadrez.
Transpor alguns fatores para nossas crianças, é de supra importância, assim podemos chegar mais próximo do que achamos de treino ou pratica ideal da modalidade, sem contar com o alto nível de qualidade que teremos.
Independente de opiniões a favor ou contra, temos que aceitar que o esporte é fantástico, nos proporciona momentos mágicos e inesquecível, seja ele futebol, basquete, vôlei, hand ou até mesmo o cricket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário