TRANSIÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO BASQUETEBOL (APRENDIZAGEM E COMPETIÇÃO)


Uns dos maiores trabalhos dos profissionais que trabalham com iniciação esportiva é a transição entre a aprendizagem e a competição, onde o lúdico e o lazer estão presentes nas aulas, diferente dos treinos de desenvolvimento ou competitivo, onde os exercícios são mais específicos.
A principal mudança ou a mais nítida é a nomenclatura, ou termos usados, são comuns as trocas de palavras como aulas para treinos, brincadeira para exercícios. As maneiras de execução e objetivos são distintas, a transição do aluno para atleta envolve mais que mudanças de treinos.
Fatores como ética e companheirismo devem ser trabalhados nas aulas para que possa ser desenvolvidos junto com a evolução do aluno. Precauções devem ser tomadas para que não haja situações ou problemas posteriormente.
Inserir o cooperativo nas aulas e retirar no treino pode causar confusão para os alunos, a troca da brincadeira onde todos ganham é substituído pelo ganhar e perder, a situação de tomar cuidado para não machucar o coleguinha é substituído pelo fazer falta se necessário. Temos também que pensar na evolução da modalidade, na continuação e na melhora.
Quando é observadas ações de atletas profissionais perguntamos; é da índole dele? Ou seria melhor perguntarmos foi ensinado a ele dessa maneira?
Driblar, saltar, realizar passes, bandejas, utilização das duas mãos, as repetições fazem com que o aluno se desenvolva, o trabalho motor é desenvolvido mais fácil, pois, não necessita da opinião do aluno/atleta, quando nos tratamos de conceitos, pensamento de certo ou errado, faz com que o aluno entre em conflito com tudo que aprendeu até o momento, cria um individuo critico onde pode e consegue algo que quer.
Na modalidade basquetebol, situações de conflitos de pensamentos podem colocar tudo a perder, um jogo que pode ser definido em segundos, que depende de errar, acertar, companheirismo e estratégia, é algo complexo para o aluno que até então brincava, usava bola para correr e sabia dividir com o colega. Arremessar pra que? Vamos passar um para outro é mais divertido!
Existe um buraco negro entre a linha de transição da aprendizagem e o desenvolvimento, lá se perde a inocência da criança, a honestidade e até o prazer de apenas participar.
Um trabalho árduo porem gratificante, ser professor, ensinar, saber que no futuro terá uma participação na vida esportiva e social de alguém é nada mais que honrado. O professor/ técnico sabe que a modalidade esta em suas mãos, sabe que está treinando o futuro da modalidade, que tem em quadra brincando de pegar ou correr e pode ser um Oscar, Leandro, Hortência, Janeth ou um simples aluno que saberá agradecer no futuro.

autor: Willian Marcelino
revisado: Felipe Brito

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