MENINO X MENINA

Quando nos referíamos a iniciação esportiva, citamos apenas alunos e crianças, sem diferenciação de gênero. Sem levar alguns aspectos em considerações tratamos todos iguais baseando-se apenas na faixa etária de cada um.

Erro, acerto, ou maneira de treino, poucas pessoas analisam a situação, tentam observar se o um gênero leva vantagem sobre o outro.

Dominados por pensamentos da sociedade machista alguns acreditam na fragilidade feminina, por outro lado as meninas são mais atenciosas e caprichadas.

Se tratando de esporte atividades físicas, o que esses fatores alteram, o que é verdade sobre a diferença de gêneros.

Se compararmos atletas formados, a disputa é boa Marta X Ganso, ambos vestiram a camisa 10 no santos, Oscar X Janeth, ambos recordistas no basquete pela seleção brasileira. Agora se compararmos desempenho de crianças como seria?

Ao meu ver meninas tem um desenvolvimento mais rápido que os meninos, fazendo com que as mesmas sejam mais altas e fortes, o que leva as mesmas serem mais lentas. Por outro lado, nem sempre é o que acontece. Em algumas turma de iniciação mista pode se observar que alguns meninos levam vantagem, tal fato pode se dar pelo desenvolvimento motor e não utilização dos chamados” pontos fortes”.

Pois dificilmente uma meninas ira usar força ou a estrutura do corpo para levar vantagem, já o menino uso de artifícios sua coordenação motora e velocidade.

Algo para se pensar sobre o treino na iniciação, trabalhar lateralidade, noção espacial, temporal, coordenação entre outros treinos deve ser igual a todos? Pensarmos em outros aspectos para o treino, onde venha desenvolver os pontos fortes de cada aluno por gênero.

A iniciação esportiva deve ser tratada de forma clara, observada e analisada com cuidado, ao mesmo tempo que temos astros em nossas mãos, podemos destruilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário