TRABALHO REFERENTE A TERMINO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO.
AUTOR: PROFESSOR ESPECIALISTA WILLIAN MARCELINO
ORIENTADOR: PROFESSOR Dr. ANTONIO COPPI NAVARRO
INTRODUÇÃO: Há algum tempo, estudos estão sendo feitos
com o propósito de aperfeiçoar a modalidade, entre esses, uma particularidade
citada é a iniciação esportiva, uma vez que o treinamento na categoria de base
é de extrema importância para a formação do atleta deste magnífico esporte. Com
os atuais resultados da nossa seleção nacional, fica uma indagação sobre o
preparo dos atletas, surgindo uma dúvida perante a forma com a qual o
basquetebol está sendo treinado e desenvolvido. Assim como no basquetebol, os treinos das
equipes são montados baseados em métodos que foram criados como forma de se
desenvolver a maneira com que os exercícios serão apresentados e colocados para
os atletas. Entre os métodos mais utilizados podemos citar o Global Funcional e
Analítico Sintético e também podemos indagar qual a escala de importância de
ambos os métodos nos treinos de categorias de base.
RE OBJETIVO: O
presente trabalho busca verificar o método mais utilizado por
professores/técnicos da categoria de base do basquetebol, analisando como os
mesmos veem a importância de alguns aspectos de treino
MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com 8
profissionais que trabalham com basquetebol na categoria de base, de diversas
instituições. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário
com sete questões, onde a primeira questão contém duas opções de resposta e as
demais questões encontrava-se em uma escala de valor numérico de zera à dez,
sendo zero para pouco importante e dez para muito importante. Dessa forma cada
entrevistado escolheu a importância que melhor correspondeu a sua resposta. O
preenchimento foi feito de maneira individual. Os questionários foram entregues
através de correio eletrônico. Todos os questionários entregues foram
preenchidos da maneira correta sendo considera apto para o desenvolvimento da
pesquisa. Dos 8 pessoas entrevistadas 2 são do sexo feminino e 6 do sexo
masculino com idades de 19 à 45 anos.
RESULTADOS:
re
DISCUSSÃO: Método
se da a organização e planejamento do treino/aula, sendo assim, podemos definir
que método é a organização racional e bem calculado dos recursos disponíveis e
os procedimentos mais adequados para atingir de forma mais eficiente a
aprendizagem dos alunos (Bolaños e Cols, 2009) O método
global expõe o conhecimento do todo para a parte, onde o aluno que joga
passa a desenvolver meio de corresponder as situações impostas, assim, a
aprendizagem técnica deriva do conhecimento tático O
método denominado como analítico sintético visa o conhecimento das partes para
um todo, partindo do simples para o complexo, dividindo os movimentos em fases
funcionais. Este método baseia-se na contextualização do processo pedagógico e
da não fragmentação do movimento em gestos técnicos escalonados, mas sim, em
realizações que se completam e formam o
conteúdo final. (Greco, 1998).
CONCLUSÃO: O
trabalho concluíu
que não há uma preferência unanime ou predominando nos métodos utilizados. Os
técnicos avaliados demonstraram que é de grande importância alguns aspectos de
treinos na iniciação ao basquetebol, mesmo com métodos diferentes adotados
entre eles, os profissionais concordam com a maneira que se aborda alguns assuntos nos treinos, em
relação a fatores como compreensão e execução. Deixando apenas em dúbio quando
se trata de regras oficias na categoria de base, onde se dão de, media importância à grande importância, em
relação a trabalha-la na faixa etária.
REFERENCIAS:
Bolaños, M.A.C e Cols Metodos de ensino no jogos
esportivos. Revista Movimento e Percepção. Espirito
Santo do Pinhal, SP. Vol. 10. Num. 15 Jul/Dez 2009. p. 262-273
Greco, P.R,;Brenda R.N. Iniciação Esportiva
Universal: Da aprendizagem motora ao treino técnico. 2ª edição Belo Horizonte.
Escola da Educação Física da UFMG 2007
Garganta.J. Para uma teoria dos jogos depostivos coletivos. In:
Graça.A,: Oliveira, J. (Eds): O Ensino dos jogos desportivos, Porto:
CEJD/FCDEF/Universidade do porto, 1995
Gama Filho, J.G.
Metodologia do Treinamento Técnico no Futebol, In, Garcia. E;S :Lemos, K.L.M (org) temos atuais VI em
Educação Fiísica e esportes, Belo
Horizonte, Heath 2001, p. 86-106
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