ANÁLISE DE MÉTODOS USADOS NAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETEBOL: GLOBAL FUNCIONAL E ANALÍTICO SINTÉTICO


TRABALHO REFERENTE A TERMINO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO.
AUTOR: PROFESSOR ESPECIALISTA WILLIAN MARCELINO
ORIENTADOR: PROFESSOR Dr. ANTONIO COPPI NAVARRO
INTRODUÇÃO:     Há algum tempo, estudos estão sendo feitos com o propósito de aperfeiçoar a modalidade, entre esses, uma particularidade citada é a iniciação esportiva, uma vez que o treinamento na categoria de base é de extrema importância para a formação do atleta deste magnífico esporte. Com os atuais resultados da nossa seleção nacional, fica uma indagação sobre o preparo dos atletas, surgindo uma dúvida perante a forma com a qual o basquetebol está sendo treinado e desenvolvido.  Assim como no basquetebol, os treinos das equipes são montados baseados em métodos que foram criados como forma de se desenvolver a maneira com que os exercícios serão apresentados e colocados para os atletas. Entre os métodos mais utilizados podemos citar o Global Funcional e Analítico Sintético e também podemos indagar qual a escala de importância de ambos os métodos nos treinos de categorias de base.

RE    OBJETIVO: O presente trabalho busca verificar o método mais utilizado por professores/técnicos da categoria de base do basquetebol, analisando como os mesmos veem a importância de alguns aspectos de treino

        MATERIAIS E MÉTODOS:     A pesquisa foi realizada com 8 profissionais que trabalham com basquetebol na categoria de base, de diversas instituições. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com sete questões, onde a primeira questão contém duas opções de resposta e as demais questões encontrava-se em uma escala de valor numérico de zera à dez, sendo zero para pouco importante e dez para muito importante. Dessa forma cada entrevistado escolheu a importância que melhor correspondeu a sua resposta. O preenchimento foi feito de maneira individual. Os questionários foram entregues através de correio eletrônico. Todos os questionários entregues foram preenchidos da maneira correta sendo considera apto para o desenvolvimento da pesquisa. Dos 8 pessoas entrevistadas 2 são do sexo feminino e 6 do sexo masculino com idades de 19 à 45 anos.  

         RESULTADOS:  
          
       
   
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       DISCUSSÃOMétodo se da a organização e planejamento do treino/aula, sendo assim, podemos definir que método é a organização racional e bem calculado dos recursos disponíveis e os procedimentos mais adequados para atingir de forma mais eficiente a aprendizagem dos alunos (Bolaños e Cols, 2009) O método  global expõe o conhecimento do todo para a parte, onde o aluno que joga passa a desenvolver meio de corresponder as situações impostas, assim, a aprendizagem técnica deriva do conhecimento tático O método denominado como analítico sintético visa o conhecimento das partes para um todo, partindo do simples para o complexo, dividindo os movimentos em fases funcionais. Este método baseia-se na contextualização do processo pedagógico e da não fragmentação do movimento em gestos técnicos escalonados, mas sim, em realizações que se completam  e formam o conteúdo final. (Greco, 1998).

CONCLUSÃOO trabalho  concluíu que não há uma preferência unanime ou predominando nos métodos utilizados. Os técnicos avaliados demonstraram que é de grande importância alguns aspectos de treinos na iniciação ao basquetebol, mesmo com métodos diferentes adotados entre eles, os profissionais concordam com a maneira que se  aborda alguns assuntos nos treinos, em relação a fatores como compreensão e execução. Deixando apenas em dúbio quando se trata de regras oficias na categoria de base, onde se dão de,  media importância à grande importância, em relação a trabalha-la na faixa etária.

REFERENCIAS:
Bolaños, M.A.C e Cols Metodos de ensino no jogos esportivos. Revista Movimento e Percepção. Espirito Santo do Pinhal, SP. Vol. 10. Num. 15 Jul/Dez 2009. p. 262-273
 Greco, P.R,;Brenda R.N. Iniciação Esportiva Universal: Da aprendizagem motora ao treino técnico. 2ª edição Belo Horizonte. Escola da Educação Física da UFMG 2007
Garganta.J. Para uma teoria dos jogos depostivos coletivos. In: Graça.A,: Oliveira, J. (Eds): O Ensino dos jogos desportivos, Porto: CEJD/FCDEF/Universidade do porto, 1995
Gama Filho, J.G. Metodologia do Treinamento Técnico no Futebol, In, Garcia. E;S :Lemos, K.L.M (org) temos atuais VI em Educação Fiísica e esportes, Belo Horizonte, Heath 2001, p. 86-106

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